Arquiteto e Engenheiro Civil: o que cada um deles faz?

Arquiteto e Engenheiro Civil: o que cada um deles faz?

Female architect at a construction site looking happy

A maioria das pessoas ainda não consegue definir ao certo as diferenças e semelhanças entre um arquiteto e um engenheiro civil, afinal, ambos trabalham em obras e construções, ambos lidam diretamente com o projeto, impactando diretamente no ambiente em que vivemos.
Mas, para esclarecer de vez essa dúvida, vamos falar sobre as diferença entre esses dois profissionais?

O Arquiteto

O arquiteto é o profissional que projeta e organiza todo o espaço de acordo com a funcionalidade, estética e conforto necessários. Além de desenvolver uma obra desde o seu início, ele também é responsável por coordenar e gerenciar totalmente uma construção ou uma reforma, dependendo da especialidade de cada profissional.
O setor de atuação do arquiteto, abrange também a compreensão de algumas áreas específicas, como o paisagismo, urbanismo e design.
Para ser um bom arquiteto, é essencial ter criatividade e conhecimento técnico, principalmente porque é ele quem trata diretamente com o cliente final, coletando todos os dados relevantes sobre o projeto, buscando compreender seus desejos, necessidades, estilo e perfil.
Este profissional é responsável por determinar quais materiais serão utilizados na obra e definir como o imóvel será projetado, assim como a disposição dos móveis, ventilação e iluminação.

Resumidamente: O arquiteto é responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, no qual ele fará a distribuição dos espaços internos da obra, do entorno e da fachada. Ou ainda para o gerenciamento da obra completa, administração da mão de obra, compras e fiscalização.

O Engenheiro Civil

O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar obras, construções e reformas de imóveis, viadutos, estradas entre outros. Em outras palavras, este profissional é o responsável por cuidar da parte estrutural do projeto desenvolvido pelo arquiteto. Ele acompanha de perto todas as etapas de uma obra, desde a análise do terreno, até as redes de instalação elétrica (Projeto Elétrico) e hidráulica (Projeto Hidro sanitário), além disso, ele supervisiona os prazos, os custos, a segurança e a qualidade dos serviços contratados.
O engenheiro garante a estabilidade da obra e sua segurança, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais.

Resumidamente: O engenheiro civil é responsável por dimensionar as vigas e colunas, calcular a distribuição das cargas e projetar as instalações hidráulicas e elétricas. Basicamente, ele busca as soluções técnicas para a implantação do projeto desenvolvido pelo arquiteto.

Hoje em dia, estes profissionais trabalham em conjunto na grande maioria das obras, um complementando o trabalho do outro.
Mas o que realmente diferencia um arquiteto de um engenheiro civil, é que ele participa diretamente do ramo criativo no planejamento da obra, enquanto o engenheiro coloca a “mão na massa” somente na construção em si, principalmente na parte relacionada à infraestrutura.
E você, já sabia da diferença entre esses dois profissionais?

Se você procura um serviço de qualidade e que ofereça mão de obra qualificada, entre em contato conosco para conversarmos sobre o seu projeto.

Construção de alto padrão em Florianópolis é com a Construtora da Ilha.

Você sonha e nós construímos! 😉
Até a próxima!

1 Comentário

  1. Filipe disse:

    Esse site é muito top. Conteúdo de qualidade. Ja vi tanto site horroroso. Esse está muito bom. Continue postando conteudo de qualidade. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *