Entenda a Construção da sua Casa em 6 Etapas Simples

Entenda a Construção da sua Casa em 6 Etapas Simples

3D rendering of a luxurious villa with contrasting realistic rendering and wireframe

Para desenvolver uma obra de construção civil,  é necessário passar pelo processo de escolha do terreno até as etapas de finalização do revestimento. É primordial, para que tudo ocorra bem, planejar adequadamente cada etapa e ter conhecimento geral de todo o processo construtivo.

Nesse artigo, você entenderá melhor sobre cada etapa de um projeto.
Vamos lá?  🙂 

Antes de tudo, destacamos a importância de se contratar uma construtora, a fim de que se comece a elaboração de um pré-projeto que, após aprovado, passa pelo processo de desenvolvimento, como por exemplo, o detalhamento e criação da planta humanizada. E aí sim se inicia a sequência:

 

1 – Projeto Arquitetônico

É a partir do projeto arquitetônico e somente depois dele, que se desenvolvem todas as etapas importantes da obra.
O arquiteto elabora a planta, as fachadas, decisão dos acabamentos que serão aplicados na construção e é de extrema importância que esses passos sejam devidamente aprovados pelo cliente antes de concretizar este projeto.

 

2 – Projeto Estrutural

Além do projeto arquitetônico, uma das partes mais importantes e que visa garantir a segurança e a solidez da edificação, é o projeto estrutural.
O projeto estrutural se refere ao dimensionamento de toda a estrutura que sustentará a edificação. E isso envolve pilares, lajes, vigas, estruturas metálicas, entre outros.
Realizar um bom projeto estrutural impactará diretamente na economia, durabilidade e na sua segurança.

 

3 – Projeto Elétrico e Projeto Hidráulico

Uma das etapas mais importantes na execução de instalações elétricas é o sistema de aterramento de cobre, que protege os futuros usuários da construção contra choques e também evita danos nos equipamentos elétricos.
Já a instalação hidráulica, vai muito além do encanamento de água fria, água quente e esgoto de uma casa. Este projeto é muito mais abrangente, porque envolve todas as especificações de canalização da residência, como instalação elétrica e de gás, telecomunicação, entre outros.

 

4 – Projeto Luminotécnico

Não importa se a iluminação for para ambientes internos ou externos, um projeto luminotécnico de qualidade é crucial, pois é através dele que um ambiente pode se prejudicar ou se valorizar ainda mais. São realizados cálculos de acordo com cada norma específica da companhia de força e luz da região de uma construção, com a consideração dos níveis adequados de iluminação e considerando a altura do local, cores dos pisos e paredes e a atividade que será exercida futuramente em cada construção, etc.

 

5 – Design de Interiores

Além de decorar os ambientes, o Design de Interiores tem como função elaborar cada espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmica e luminotécnica. Assim, captando as reais necessidades de cada proprietário para concretizá-las através de projetos específicos, como a reconstrução do espaço através da releitura de layout, ampliação ou redução de ambientes, efeitos cênicos e aplicações de novidades técnicas.

 

6 – Paisagismo

Nessa etapa, é quando damos atenção aos ambientes externos, como construção de piscinas, áreas de lazer, churrasqueiras e jardins, salvo obras que contam com jardins internos e espaços de lazer.
Uma obra arquitetônica que permite o diálogo entre as áreas interna e externa, oferecem a sensação de liberdade e bem estar através do contato diário com a natureza.

 

Quer saber mais sobre uma etapa específica da sua obra?
Conte pra gente que vamos lhe responder!

contato@construtoradailha.com.br | (48) 3209-4410

Agende uma conversa sobre o seu projeto sem compromisso.
Pode sonhar alto que nós construímos! 😉
Faça seu orçamento: www.construtoradailha.com.br

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *